sexta-feira, 18 de março de 2011

Computaçao gráfica. (2° aula)




BOA NOITEEE!!
Fala ai gurizada, aulinha de computação gráfica, não tem muito o que falar neh?!

Mas vamos falar sobre algumas coisas que as pessoas não sabem.

CMYK  é a abreviatura do sistema de cores formado por  Ciano (Cyan),  Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (black).

A letra K no final significa Key pois o preto que é obtido com as três primeiras cores, CMY, não reproduz fielmente tons mais escuros, sendo necessário a aplicação de preto "puro".

O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.

RGB  é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional. Em contraposição, impressoras utilizam o modelo CMYK de cores subtrativas. O modelo de cores RGB é baseado na teoria de visão colorida tricromática, de Young-Helmholtz, e no triângulo de cores de Maxwell. O uso do modelo RGB como padrão para apresentação de cores na Internet tem suas raízes nos padrões de cores de televisões RCA de 1953 e no uso do padrão RGB nas câmeras Land/Polaroid, pós Edwin Land.







Teoria das cores  - a mais antiga teoria sobre cores que se tem notícia é de autoria do filósofo grego Aristóteles, o qual concluiu que as cores eram uma propriedade dos objetos. Assim como peso, material, textura, eles tinham cores. E, pautado pela mágica dos números, disse que eram em número de seis, o vermelho, o verde, azul, amarelo, branco e preto.

O estudo de cores sempre foi influenciado por aspectos psicológicos e culturais. O poeta medieval Plínio certa vez teorizou que as três cores básicas seriam o vermelho vivo, o ametista e uma outra que chamou de conchífera. O amarelo foi excluído desta lista por estar associado a mulheres, pois era usado no véu nupcial.

Cores primárias são conjuntos de cores que podem ser combinadas para criar uma gama de cores. Para as aplicações humanas, três cores primárias são normalmente usadas, já que a visão colorida humana é tricromática
Cores secundárias são as cores que se formam pela mistura de duas cores primárias, em partes iguais.
No início, a teoria dos pigmentos era restrita à pintura. Os antigos pintores já faziam misturas antes da moderna ciência das cores, e as tintas usadas até então eram poucas. No sistema RYB, que emprega a teoria das cores de Leonardo da Vinci, as cores secundárias são:
  • Verde - formado por azul e amarelo
  • Laranja - formado por amarelo e vermelho
  • Violeta (ou púrpura) - formado por azul e vermelho
Modernamente, contudo, considera-se dois casos de classificação de cores: o aditivo (ou luminoso) e o subtrativo (ou refletivo), uma vez que o sistema RYB não representa de fato todas as cores perceptíveis pelo olho humano. As cores primárias de um caso não são secundárias do outro, e vice-versa.
No caso subtrativo (sistema CMYK), usado em impressão gráfica, as cores primárias são:
  • Ciano - formado por azul e verde
  • Magenta - formado por azul e vermelho
  • Amarelo - formado por vermelho e verde
A letra "K" representa a tinta preta (black), que não é considerada cor, porém serve como reforço.
No caso aditivo (sistema RGB), usado em fontes de luzes, as cores primárias são:
  • Vermelho - formado por magenta e amarelo
  • Verde - formado por ciano e amarelo
  • Azul - formado por ciano e magenta
E tambem tem misturas das cores preto e branco:
  • Cinza - formado por preto e branco

Cor terciária: é uma cor composta por uma cor primária e uma cor secundária. São ao todo seis cores, a saber

    * Laranja = vermelho + amarelo
    * Oliva = verde + amarelo
    * Turquesa = verde + ciano
    * Celeste = azul + ciano
    * Violeta = azul + magenta
    * Cor de rosa = vermelho + magenta


A definição das cores terciárias independe de o caso ser aditivo (RGB) ou subtrativo (CMY), as cores são sempre as mesmas, e com as mesmas combinações.
Na ciência das cores, duas cores são chamadas complementares se, quando misturadas, produzem o preto, o branco ou alguma graduação de cinza. Nos sistemas de cores mais perceptíveis, o branco está no centro do espectro e as cores complementares se situam uma ao lado oposto da outra. O exemplo mais claro é o sistema HSV, no qual as cores complementares estão em lados opostos no disco de cores.



Por hoje e so pessoal ate segunda!
Beijos , adoro vocês não se matem!


ahUAHAUHAA

bjosmetwitta