quarta-feira, 23 de março de 2011

Teoria da Informação 3° aula.

boa noite gente, 
o poste de hoje e sobre o texto 

Texto: Modos de olhar.
Autora: Prof.ª Dr.ª Lara Espinosa

e um resumo, interpreçao e opiniao sobre o texto.
espero que gostem.
 
Os Signos 

Os signos são influenciados diretamente pelos seguintes fatores: interpretação, significado, influencia experiências.  A interpretação dos signos vai ser diretamente influencia pelas experiências, aquilo que sentimos, e pela época. O interpretante percebe as coisas comparando-as a alguma coisa, sejam experiências, imagens... “enfim tudo que pode ser visto pode ser representado na forma falada ou escrita, mas essa representação sempre terá como referente um fenômeno”.

Existe uma relação entre aquele que vê como ele vê e oque aquilo representa, aquele que vê quando vê sofre influencia da carga cultural, pela época em que vive e pelas suas experiências como ele vê as coisas vai depender da interpretação daquilo que se vê, e oque aquilo representa pra ele vai ser influenciado pela carga de conhecimento, pela época, pela cultura. Nos representamos tudo aquilo que vemos das mais variadas formas. Absorvermos grande parte da informação apenas quando aquilo e do nosso interesse, e reutilizamos as informações armazenadas quando necessário, seja por meio de inspiração ou para adição de informação a alguma coisa, um texto, uma conversa, um artigo, um trabalho. Tudo aquilo que vivem siamos torna-se experiência, experiência torna-se conhecimento e esse conhecimento torna-se fonte de consulta quando precisamos.

Quando as áreas do conhecimento se dividiram os signos se tornaram em muitos casos uma única representação com diversos significados, aquele que vê e oque aquilo representa, quem começa a ver através de sua base conhecimento os signos. Mas com a modernização dos meios de comunicação as trocas de conhecimento, cultura, passam a serem fatores importantes na interpretação dos signos.



E por fim quero citar mais um trecho do texto e comentar sobre. “o autor propõe três concepções de identidade: do sujeito do iluminismo, do sujeito sociológico, do sujeito pós-moderno”.  Nas palavras do autor, o sujeito do iluminismo e um sujeito individualista, o sujeito sociológico já percebe que ele esta num mundo vasto de conhecimento e cultura, e o sujeito pós-moderno e um sujeito com sua identidade fragmentada.
   
Quero comentar apenas sobre o sujeito pós-moderno, com a quantidade de informação espalhada pelo planeta o sujeito pós-moderno ganhou um acesso mais facilitado com outros conhecimentos e culturas oque as vesses agrega , mas também prejudica, agrega porque como pessoa o sujeito cresce e “torna-se” uma fonte de conhecimento superficial, mas e prejudicial, pois a cultura local de onde esse sujeito vem acaba não sendo do interesse desse individuo, e por acaba matando culturas aos poucos. E perde-se aquilo que nos tornava únicos de certa região.


bjosmetwitta