quinta-feira, 7 de abril de 2011

Historia da arte e estetica (4° - 5° aula)


Estética e História da Arte I

Nestor Rodolfo Candi

Pintura Rupestre


Leonardo Marchetto Rivaldo

Marcelo Amaral Barcelos

Shayana de Araújo Alievi

O Começo


O homem entra numa caverna, encosta-se à parede e logo se afasta, incomodado pela umidade. Curioso, examina mais de perto aquele canto da gruta, corre os dedos pela argila molhada e percebe que suas unhas deixam  leves traços na superfície  mole.  Aperta então o indicador contra a argila e sente que ela afunda. O gesto seguinte nasce do anterior: ainda pressionando  parede,  o homem traça um sulco com o dedo.
Também em uma gruta,  outro homem está olhando um pedaço mais liso da parede.  Aqui, a rocha está bem seca. Com gestos indecisos, o homem enfia uma espécie de tubo – Quem sabe,  um pedaço de osso oco – num monte de pó. Cuidadosamente, conservando  o pó dentro do canudo, leva-o à boca e assopra uma nuvem colorida em cima da mão apoiada na pedra lisa. O homem fica imóvel, observando. De repente levanta a mão e seus olhos brilham: na parede há uma mancha que reproduz, em negativo, o contorno da mão de um homem. Mais ou menos assim, há uns 40 mil anos, começava um novo capítulo na história da humanidade: estava nascendo a arte.
Como tinta, o homem da caverna usava óxidos minerais, ossos carbonizados, carvão vegetal (frequentemente empregado no contorno do desenho) e sangue dos animais abatidos. Tais pigmentos eram trabalhados em pequenos bastões ou esmagados e misturados à gordura dos bichos que caçavam. O primeiro pincel foi o dedo, pinceis rudimentares feitos de penas e pêlos de animais: são os primeiros recursos técnicos. Eles também utilizavam pedaços ocos de madeira ou ossos, para assoprar o pigmento colorido sobre as mãos.

Altamira



1879, Espanha, Região dos montes Cantábricos
Altamira é uma caverna situada a 30Km de Santander, na Cantábria, Espanha.

As pinturas de Altamira, descobertas em 1879, foram o primeiro conjunto pictórico pré-histórico de grande extensão descoberto.
A caverna de Altamira é relativamente pequena, com 270 metros de longitude, e apresenta uma estrutura simples formada por uma galeria com escassas ramificações, na qual se definem três zonas:
- Uma primeira formada por um vestíbulo amplo, iluminado pela luz natural e que foi o lugar preferencialmente habitado por gerações desde o início do Paleolítico Superior;

- Do vestíbulo se passa à grande sala de pinturas policrômicas, apelidada de A Capela Sistina da Arte do Quartenário;

- Em outras salas e corredores também há manifestações artísticas de menor importância.




Lascaux

1940, França, perto de Montignac, na Dordonha





Lascaux é um complexo de cavernas ao sudoeste de França, famoso pela suas pinturas rupestres. Localizado na parte sudoeste do país.

A disposição da caverna, cujas paredes estão pintadas com bovídeos, cavalos, cervos, cabras selvagens, felinos, etc., permite pensar tratar-se de um santuário.
Nesse complexo de sete salas interligadas, onde se encontram pinturas e vestígios da presença humana, há cerca de seiscentas representações de animais nas
paredes e teto, o que faz de Lascaux um acervo extremamente rico e completo.





 
Bibliografia
Polígrafo Pré História, a Arte nasceu a 400 séculos





Nenhum comentário:

Postar um comentário